Friday, March 30, 2007

Releituras


Quando entro no www.releituras.com, saio de mim... vou lendo, relendo, admirando as belas obras de escritores como a Lya Luft. O texto "Canção na Plenitude" merece ser lido, relido, decorado... guardado na mente e no coração. Tão lindo e expressa de uma forma tão perfeita o amadurecer. Por isso o coloquei aqui.

Canção na plenitude

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente,
e a pele translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas,
sou uma estrutura agrandada pelos anos
e o peso dos fardos bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)
O que te posso dar é mais que tudo o que perdi: dou-te os meus ganhos.

A maturidade que consegue rir quando em outros tempos choraria,
busca te agradar quando antigamente quereria apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza e juventude agora:
esses dourados anos me ensinaram a amar melhor,
com mais paciência e não menos ardor,
a entender-te se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

Saturday, March 17, 2007

Crisálida


"Quando é que o homem deixa de ser lagarta e passa a ser crisálida? É quando depois de muito tempo como lagarta, passa a sentir uma inquietude interna que o chama a ser outra coisa." Essa outra coisa que a lagarta quer ser nem ela mesmo sabe explicar... só sabe que faz parte de uma evolução. E para evoluir ela precisa sofrer algumas mudanças. Sofrer mesmo, enfrentar os medos, vencer a si mesma... e para isso se enclausura, reflete, medita. Entra num casulo no qual procura se auto-conhecer e perceber que pode sim se transformar em algo bem melhor... que pode deixar de rasteijar, e agora, reagir! que pode buscar outro jeito de ser , de ver e de viver a vida. E assim se transforma em crisálida. Neste processo ela se pergunta como pode estar se tornando este ser tão belo?
Como se fosse um parto... ela sente que está dando a luz a ela mesma, mas ela nasce de um jeito diferente. Ela renasce mais leve, mais corajosa, aprende a voar, a se libertar...

" O que para o inseto é a borboleta, para nós é a alma. A borboleta representa muito bem a espiritualidade porque ela é leve, vive na luz, vive nas alturas. Não come quase nada, apenas bebe de vez em quando uma gotinha de néctar do cálice das flores, mas geralmente não pousa na terra. A lagarta sempre rasteja pela terra enquanto a borboleta voa pelos ares."