Wednesday, September 19, 2012

Doce chuva de outono




Gosto de historias inspiradoras, exemplos de vida. 'E Deus nos mostrando atraves da arte ou da vida do artista, que tudo o que a gente quer realmente, a gente pode fazer.
Essas historias me dao forca, sempre me trazem algo de bom. Salgado Maranhao falou em portugues na sua palestra. Contou sobre a sua vida, seu trabalho, sua poesia... e o tradutor ia falando em ingles para as pessoas que n entendiam o nosso lindo idioma. E me dava um orgulho escutar aquela historia em ingles. A historia de um brasileiro, vindo tambem do Nordeste, assim como eu. Suas poesias falando sobre o sol, o nosso sol. Falando tambem sobre suas dores, sofrimento, de uma forma tao linda e encorajadora.
Salgado foi analfabeto ate os 15 anos, depois que descobriu as letras, foi como se nascesse de novo, comecou a viver uma nova vida. A poesia foi a sua salvacao. Atraves dela ele quis mostrar a sua voz, contar pro mundo as suas experiencias. O seu sofrer o levou a escrever, nao ficou traumatizado, ao contrario, ele soube transformar a dor em algo bonito. Um grande exemplo de como devemos nos posicionar diante dos problemas. Com criatividade, esses problemas (que as vezes so existem nas nossas cabecas) podem se tornar solucoes.

O dia estava chuvoso, cinza, mas depois de assistir a essa palestra do doce Salgado, ate esqueci que nao gosto muito de dias assim... surpreendentemente, sai pelas ruas admirando as folhas caindo, as cores delas nas arvores, os formatos delas no chao... ate as pocas d'agua tinham um que diferente. Outono ou nada...



" Ha que se viver o arido,
como se calido.
Ha que se viver o breu,
como se brio.
Ha que se viver o nada,
nada, nada ate sangrar.
Que so dao agua
para quem ja tem o mar."
(Salgado Maranhao)

No comments: