Thursday, January 14, 2021

Clariceando/Clareando

Arte da designer Mariana Valente, neta de Clarice. 

 2020 se foi e eu nem falei aqui sobre o centenário Lispectoriano. Sim, se Clarice Lispector estivesse viva (e como não está?), em dezembro ela completaria 100 anos. Eu acabei não escrevendo sobre ela justamente porque eu a estava lendo. Lendo, relendo e fazendo anotações sobre cada capítulo da sua biografia. Mergulhei de cabeça e coração abertos nas profundezas de uma escrita tão tocante, tão apaixonante, tão poética...conheci a história de alguém que como bem disse Drummond: veio de um mistério e partiu para outro. "Uma bruxa da literatura" , como também a descreveram . Já eu prefiro chamá-la de deusa, como na verdade, acho que são também muitos dos escritores, muitos cantores, atores...muitos artistas! Pois eles têm o poder de inúmeras vezes nos fazer tão bem, nos trazer alegria, tantas lembranças, bons momentos de volta, inspiração. Eles nos salvam de tantos males, e principalmente, daqueles que existem em nós mesmos. Uma mente pela arte "ocupada" é, sem dúvidas, uma mente encantada, iluminada, onde o mal não pode fazer morada. Ele pode até tentar entrar, mas é sempre vencido, seja por uma música, um filme, um livro. E por falar em livro, a biografia de Clarice por Benjamin Moser é, simplesmente, além de enriquecedor, ele nos dá a possibilidade de interagir, desperta uma vontade de trazê-lo para as nossas conversas, para os nossos amigos, traz questões, resoluções, tantas reflexões... É realmente uma obra prima, irmã, prirmã, primãe! 

"Quando eu aprendi a ler e a escrever, eu devorava os livros! Eu pensava que livro é como árvore, é como bicho: coisa que nasce! Não descobria que era um autor! Lá pelas tantas, eu descobri que era um autor! Aí, disse: Eu também quero!"  - Clarice Lispector

Muito bem constatou o Benjamin Moser: - O truque de Clarice tinha falhado. Seus sonhos de intervenção divina foram frustrados. Mas o hábito que ela adquiriu na primeira infância, de brincar com as palavras e contar histórias para alcançar um resultado milagroso, permaneceu. - E graças a Deus! 



No comments: