Sunday, June 28, 2020

Pingos de amor

Chuvinha de verão caindo lá fora e aqui dentro...uma surpresa a me esperar.
Depois de alguns afazeres domésticos, me sinto pronta para tomar aquele banho de lavar a alma! Afinal, hoje é domingo e nessa quarentena, onde todos os dias parecem ser iguais, se não ousarmos mudar, os dias continuarão seguindo sendo sempre domingos!  Quando vou ao banheiro, vejo velas acesas, dando um clima pra lá de diferente e que além de estarem iluminando, também estavam perfumando o ambiente! Lá fora, a chuva apesar de ter ficado mais forte e com trovoadas, se tornou também uma mera coadjuvante. Na banheira, a temperatura da água estava tão convidativa que quando me vi já estava despida. E ao entrar, já sentindo o meu corpo relaxar, olhei pra cima e simplesmente agradeci. Lembrei que quando começou a chover, cantei: "Chuva de graças pedimos a Ti, chuva de graças derrama em nós! Chuva de graças neste lugar, derrama." E me senti realmente agraciada, abençoada, além, é claro de estar molhada...
Deus estava derramando sobre mim as graças pelas quais por um bom tempo eu havia pedido. Agradeci também por hoje poder enxergá-las, por estar me sentindo assim, feliz. Quem diria que num dia de domingo, durante uma inesperada tempestade de verão, eu pudesse estar contente e com todo esse calor no coração! Me vieram cenas de filme, algumas lembranças... mas nada parecido com o que eu naquele momento estava sentindo. Um banho a luz de velas... uma cena simples de compor, mas que me trouxe muito amor. Nem data especial tínhamos para comemorar, ela se tornou especial e sim, todo dia é dia do amor celebrar, da vida a dois, por estarmos vivos, pela chama ainda acesa, simbolizada tão lindamente pelas velas. E no banho, a cada mergulho, a cada sensação despertada pela água, por estar nela, relaxando, sentindo na pele o frescor, o carinho, sentindo no ar o aroma, ouvindo o barulhinho dos pingos da chuva. No início, pra variar, até me veio uma música: a "Singing in the rain", pelo fato de surpreendentemente estar me sentindo tão bem num dia de chuva, mas agora, neste exato momento, me veio outra, na verdade um trecho de outra canção que tem muito mais a ver com o que senti nesse romântico banho: "Vamos ser outra vez nós dois, vai chover pingos de amor."

Friday, June 26, 2020

"I like your dress"

No supermercado, uma senhora ao passar por mim fala: I like your dress!
E a minha reação, quem sabe qual é?
Transbordando de amor, um Thank you eu falo, mas o que eu calo...ah, o que eu calo!
Usando máscara eu tenho certeza que no meu olhar também se encontra a beleza...
A beleza de agradecer com doçura, uma doçura que a tudo cura!
E ainda mais quando me invade uma lembrança:
Da última pessoa que esse mesmo vestido elogiou.
A pessoa que na minha vida é a mais linda flor!
Minha avó Maria... luz e poesia!
De quem eu herdei a minha força e alegria!
E que está sempre comigo seja noite ou seja dia!



"...que és feeelizzzzz."


Wednesday, June 24, 2020

São João diferente, mas com o coração ainda quente!


 Este ano o meu São João foi bem diferente... mas não quer dizer que foi triste, longe disso! Graças a Deus temos internet e podemos assistir a minha irmã Alice Nou cantando um forrozinho bom danado! Com direito a Esperando na janela e tudo! Não fui invadida pelo barulhinho bom do vento quando bate nas bandeirolas, mas pude enfeitar um pouquinho a casa com as cores e a alegria delas. Teve amendoim, fogueira acesa, ouvi fogos por aqui, na verdade tenho ouvido por esses dias, nem pra ser um brasileiro nordestino pelas redondezas. Mas deve ser o quatro de julho chegando e o verão a temperatura esquentando. Não vou mentir que esses fogos de alguma maneira vieram pra animar ainda mais essa minha brincadeira. Não chegou muito perto do país do forró, mas deu pra sentir o gostinho, deu pra lembrar com carinho de tantas festas, tantas aglomerações, quadrilhas com a família Buscapé, mesas sempre fartas, músicas de todas as épocas, de Aviões a Genival Lacerda... oh, farra boa danada! Mesmo que seja também através das lembranças, tenho muito amor por essa festa que tanta alegria ainda me traz e que apesar de tudo posso cantar: "Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais! Olha quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai!" 

O esquilo e o pé de coentro

- Eu tinha escondido minhas nozes por aqui... - falou inseguro o esquilo, sendo logo interrompido pelo pé de coentro: - Ei, esquilo! Se você escondeu suas nozes por aqui, sinto muito! Ao me plantarem, elas tiveram que ser retiradas!  - O pobre esquilo deu um pequeno salto para trás, e saiu cabisbaixo... Logo percebe que uma humana está a lhe observar.  Não só a observar como também está com aquele aparelho que parece já fazer parte do seu corpo. As pessoas já não se contentam em apenas ver, assistir, admirar...precisam usar também esse tal de celular! Dizem que é para a vida facilitar. Quem dera ter um desses para facilitar a minha vida também! - suspirou o esquilo -   Iria registrar todos os lugares aonde escondo as minhas nozes e ainda baixaria um aplicativo para proteger os esconderijos! No inverno eu teria ao meu dispor um GPS, para com precisão indicar o caminho que eu devo tomar para as minhas nozes enfim conseguir encontrar! -  É, esquilo... - disse o pé de coentro - Entre sonhar e a minha vida preservar, escolha a opção que nenhum mal vai poder causar. - Pois é, pé de coentro... - Disse conformado o esquilo - Vou continuar a sonhar em ter um celular, mas não posso deixar de minhas nozes por aí procurar! Pode ficar despreocupado que eu não vou mais sair como um doido fazendo buracos! Antes vou me certificar se já existe outro alguém ali plantado!   E saiu bem rapidinho o esquilo, sem celular, sem GPS, sem nada que lhe indicasse uma precisa direção, mas seguindo como sempre, sem perder a conexão com a sua intuição. Isso explica tantos desenhos animados tendo eles como inspiração.  

Saturday, June 20, 2020

O "Morning!" dela soou em mim muito mais que um simplesmente bom-dia ... Foi uma saudação com tanta alegria que chegou em mim e ficou! E eu não vi uma forma melhor de reagir: mesmo com máscara, com os olhos sorri , o"Morning!
"retribuí, e com um "Have a nice day!" a seguir! Sendo que o meu day já estava sendo nice só com esse momento aí! Só por poder estar viva ali,... e poder aqui dividir!  A pequena saudação não só ficou como transbordou o de coração aberto. Tenho saído de casa preparada para o que der e vier, para o que vier eu dou o melhor de mim! As flores realmente estão no caminho, e as vezes até me mandam um carinhoso beijinho! Sim, me sinto beijada, abraçada pela natureza todos os dias! Um beijo de uma flor, um Hello do sol nascendo, Good night dele se pondo... pequenas coisas que  na verdade, são grandes gestos de amor vindos da nossa mãe Natureza, vindo do nosso Deus Pai!
 Podem até ser pequenos na forma de demonstrar, mas enormes na capacidade de nos amar! Apesar de ainda precisarmos usar máscaras quando sair, que estejamos prontos para com os olhos o amor perceber e também o transmitir!

Tuesday, June 16, 2020

"Esquilofrenia"

Lá vem essa humana com a esquisitice.
Que mania, que aguda paixonite!
É só me avistar em qualquer lugar, se estiver sem celular,  já fica triste!
Sempre por foto e vídeo ela insiste!
Não cansa, persiste!

Hoje mesmo precisei uma rua atravessar,
Vocês nem vão acreditar...
A humana insana nem viu um carro passar!
Foi por um triz que ela pôde se salvar...
Tudo isso para uma foto minha no meio da rua tirar!
Sim, sou o bicho esquilo! Já sabia que você ia adivinhar!
E essa humana, é no mínimo bem esquisita! Nisso vocês têm que comigo concordar!


Monday, June 15, 2020

O saber cultivar e o saber cortar

Cortar ervas daninhas do jardim para mim é uma tarefa difícil porque não consigo ver realmente quais são. Algumas plantas que não servem para estar num jardim são também tão bonitas, às vezes até florescem tão lindamente a ponto de eu não querer retirá-las. Por mim elas permanecem junto com as outras. Só arranco se  estiverem fazendo algum mal, se estiverem ocupando um lugar que desfavorece por exemplo a uma roseira, ou outra planta também bonita e com algum significado.
Comparo essa tarefa de retirar as ervas daninhas ao de ter dificuldade também em retirar da minha vida certas pessoas "daninhas". Pessoas em que eu com essa minha ingenuidade, não consegui enxergar maldade, e confiei a ponto de falar coisas sobre mim que não deveria. Só hoje percebo o quanto falei demais , o quanto que não reparei no mal que elas poderiam causar. Talvez se tivesse cortado esse mal pela raiz, se como as ervas daninhas, tivesse retirado por completo do jardim da minha vida, não estaria colhendo os frutos de uma culpa... Acabo me sentindo culpada por não ter me atentado aos sinais que sempre são mostrados, sempre nos são enviados. Vendo beleza nas conversas, em algumas ações, em imagens construídas. As sementes de uma simpatia são plantadas no terreno fértil do meu coração. Por isso arranca-las às vezes fica tão dolorido. Podemos não corta-las por inteiro das nossas vidas, afinal, no nosso jardim sempre surge uma espécie que não conhecemos mas que acaba enfeitando o ambiente de alguma maneira, com as cores, os formatos das folhas, como graciosamente se posicionam,o lugar que escolhem aparecer... Nós não as plantamos, por isso não somos obrigados a permanecer com elas, a acolhe-las, a colher quaisquer que sejam os seus frutos. A qualquer sinal de muita aproximação, como diz meu irmão, é tesoura na mão! 🌾🌿✂️🍃💚

Friday, June 12, 2020

"Colônia dos amantes"

                                  A cidade de Virgínia, além de ser conhecida como a "Mãe dos presidentes" por nela terem nascido muitos dos que frequentaram a Casa Branca, é também conhecida como a "Colônia dos amantes" e que bonitinho falar sobre ela logo nessa data de hoje, gente! No nosso dia dos namorados... Paramos numa rest area com um espaço verde e muito agradável. Foi uma parada e tanto! Borboletas diferentes (slime com asas), flores coloridas e lindas, e um lugar para tirar fotos pelo qual eu fiquei tottaly in love! Literalmente in LOVE!  In love como também estou agora num final de noite, vendo mágicos vagalumes no quintal (os quais eu confundi com as faíscas de uma fogueirinha que fizemos)... Ouvi também barulho de fogos, pensei ter sido impressão, coisas das lembranças de quem curtiu muiito o São João, mas não! Foram fogos realmente! Ainda não é o quatro de julho e aqui nem se comemora o São João, mas já podemos sentir com força que "Vem chegando o verão..." ❤️


Quando a gente acha que se conhece o suficiente, ainda não é o suficiente.
É preciso ir fundo no que a gente é de verdade, não enxergar apenas as nossas qualidades.
Precisamos conhecer também os nossos defeitos, e estarmos dispostos a tentar neles dar um jeito... Mas essa diária tentativa precisa ser divertida. Não apenas dolorida! 
Para aprendermos a nos amar, se faz necessário nos aceitar. É aceitando o jeito que somos que vamos ter a capacidade de amar outro alguém de verdade, assustadoramente com seus defeitos e apaixonadamente pelas suas qualidades.
Como aceitar o outro com seu lado bom e seu lado ruim, se a gente não consegue se aceitar assim? 
Sigamos rindo e chorando, nos machucando e nos curando, concordando e discutindo, se lamentando e agradecendo, xingando e elogiando... Vivendo (às vzs quase morrendo) e sem medo de ser feliz,  aprendendo!

"Amar não é ter que ter sempre certeza, é aceitar que ninguém é perfeito pra ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fingir, é tentar esquecer e não conseguir fugir. Agora o que vamos fazer, eu também não sei. Afinal será que amar é mesmo tudo? Se isso não é amor, o que mais pode ser? Tô aprendendo também." 

(O que eu também não entendo, música de Jota Quest ❤️)

Thursday, June 11, 2020


Ao chegarmos em Washington DC, só me veio à mente quando viemos aqui oito anos atrás. Me aventurei com Mig no carrinho, quando ele tinha dois aninhos, enquanto o pai fazia uma prova. Passeamos pelas ruas, tão tranquilas, por alguns parques, pela Casa branca, monumentos, até pedi para alguém tirar uma foto nossa, para deixar registrada essa nossa aventura. Desta vez, por causa dos protestos, a aventura foi diferente. Não podemos passear por todo o parque, a frente da Casa branca estava bloqueada por policiais e vimos algumas pessoas segurando cartazes. Mig agora com dez anos, correu muito atrás dos esquilos, brincou com os patinhos que estavam nadando e mergulhando no lago... E nem preciso dizer que ele tentou pegar algum para ser seu pet. Até para tomar banho no lago com os patinhos ele pediu insistentemente, dizendo que não era fundo. Me apaixonei pelo parque.  Além das estátuas, monumentos, prédios neoclássicos, memoriais, fontes, sem falar nas lindas poesias no formato de árvores... A capital dos Estados Unidos é realmente de uma beleza imponente. 

Wednesday, June 10, 2020

"See you later, baby alligator!"

Chegando na Flórida, fomos na cidade mais antiga estabelecida por colonos europeus, o primeiro assentamento permanente do território americano pelos espanhóis: Saint Augustine. Pra uma brasileira, nordestina e praiana como eu, essa cidade é um encanto! Uma mistura do antigo com o moderno, sem falar da coisa selvagem, em muitos momentos vimos estátuas de jacarés, crocodilos, uma vez em especial não resistimos e paramos num local que dizia ter baby alligators... Curiosos entramos, tinha muitos souvenirs no estabelecimento, muitas lembrancinhas do estado, artigos para casa super bonitinhos e divertidos! Ao passar por um aquário cheio de jacarezinhos pensamos que não eram de verdade pois estavam perto de muitos animais em miniatura, esqueletos e objetos feitos da pele de muitos bichos. Quando nos aproximamos , um dos jacarezinhos abriu a boca! Junto com ele abrimos as nossas também e foram gritos de surpresa, espanto e alegria ao mesmo tempo! Surpresa porque até então não sabíamos que eram de verdade, espanto porque essa experiência acabou nos dando um certo medo e a alegria foi em ver a reação de cada um ao movimento inesperado do bebê jacaré. Nem preciso dizer que Mig queria como pet, né? Sim, mesmo um pouco assustado ele queria trazer para casa. Mas não, eles não estavam à venda.
Na verdade estavam sendo usados para chamar atenção dos turistas, assim como fizeram conosco. E realmente estavam conseguindo! A loja estava cheia e muita gente comprando!
 Pois é, jacaré...quem tem boca grande e cheia de dentes, saber mostrá-la chama clientes! 

Tuesday, June 09, 2020

Um sermão que vai direto ao coração.

Uma hora estou rindo tanto, noutra começo a chorar aos prantos. Isso acontece porque as palavras dele vão bem no que a gente tem de frágil, no que a gente precisa melhorar, mas a forma que ele nos traz o evangelho é tão inspiradora pois nos faz refletir, olhar para nós mesmos e perceber o quanto que somos imperfeitos. E os exemplos que ele dá é o que acontece com ele mesmo, nos mostrando o quanto que ele também erra, o quanto que ele também é humano. O fato de ter se tornado um padre não o coloca como um ser superior, um ser melhor, pelo contrário, ele se torna maior por reconhecer ser igual a todos nós, um indivíduo buscando ser uma pessoa, e que pessoa sublime ele já é! Padre Fábio de Melo, eu confesso que se não estivesse nessa época de pandemia eu não iria parar para assisti-lo, não iria procurar por uma missa celebrada pelo senhor, aliás, por você. Este é mais um motivo para acreditar que nada é por acaso, que Deus realmente faz tudo certo, o que nos resta é ser sensível o suficiente para saber o que ele está tentando nos dizer. Antes de vir para cá pros EUA, esse segundo capítulo da minha, nossas vidas, eu sentia que estava passando por uma preparação... Agora estou aqui e posso observar que sim, não só eu, mas nós estávamos sendo preparados por Deus para o que estamos vivendo hoje. O que padre Fábio transmitiu foi muito importante pra mim HOJE, que exatamente como ele falou, é no hoje, é no presente que a gente tem que dar a maior importância. O amanhã a Deus pertence, mas Ele já está me dando vários toques! Ele nos dá todos os dias, seja através de uma conversa com amigos, parentes, vizinhos, seja através de uma live, postagem, uma frase que lemos num livro, uma parte de uma música...Deus é sutil, nos fala baixinho, e se a gente não ouvir, é melhor se preparar porque Ele vai ter que gritar. E aí, não vai adiantar reclamar porque o grito Dele não fará doer os nossos ouvidos, mas faz acordar em nós o que por algum motivo estava confortavelmente adormecido. Vai nos fazer lembrar que sim, Ele nos criou capazes de alcançar os nossos objetivos! E se ainda não sabemos quais são, Ele vai nos mostrar a melhor forma de aproveitar o fato de estarmos vivos!  

Sunday, June 07, 2020

Sonhos nunca dormem...

Sim, depois de uma longa e ao mesmo tempo rápida jornada...pelo menos muito mais rápida do que a gente imaginou ser, talvez por não termos passado por nenhum mal estar durante o percurso, o que muito nos surpreendeu e me fez perceber o quanto que o medo pode nos ser prejudicial. Graças a Deus, passamos pela fase das viagens de avião, depois a de carro. Voamos até a Flórida e seguimos pela estrada rumo à Connecticut! Foi uma aventura com direito a ouvir rádios com músicas antigas, novas, e nossa como é incrível o poder que elas têm também de me levar para os melhores lugares, e por falar nisso, não posso esquecer de citar o que nos aconteceu quando estávamos passando pela "Cidade que nunca dorme", mas que agora está repousando, ou melhor, dormindo um sono reparador, se recuperando. Coincidentemente começamos a ouvir no rádio uma introdução bem famosa e a voz de Sinatra entra com tudo só pra me fazer ter vontade de ir visitar a tal cidade... ooh, NY, tomara que passe logo essa pandemia, minha fia! pra gente poder cantar: "Start spreading the news, I'm leaving today, I want to be a part of it, New York, New York..." e como não dançar também?? impossível ouvir essa música e não se imaginar dançando aquele passinho com as pernas subindo e descendo, de colan preto segurando um chapéu. Impossível não lembrar da paixão que minha big amiga Lily sente pela Big apple... amiga, qqer dia a gente debuta de novo! E vamos dançar por lá! Eu samba e você ballet. Pronto, ja sei o nome do nosso passo: Samballet, quase um Sambalelê, mas tudo ok! O importante é sonhar, mentaLilyzar, e quando Deus permitir, reaLilyzar!